Nome Verdadeiro: Otis Rush
Nascimento: 29/04/1934 (cidade de Filadélfia,
Mississipi)
CD Recomendado: Mourning in
the Morning, Cold Day in Hell, Right Place, Wrong Time,
Lost in the Blues e I Can’t Quit You Baby: The Complete Cobra
Sessions, todos importados.
DVDs: Otis
Rush: Live, Part 1 (importado) e Otis Rush & Friends: Live at
Montreux 1986 (ST2).
Ao lado
de Magic Sam e Buddy Guy, Otis Rush é um dos pioneiros do chamado west side
sound, estilo de Chicago que se caracteriza por vocais carregados de muita
emoção (provenientes do Soul) aliados a uma forma intensa e moderna de tocar
guitarra.
Sempre
acompanhado de seu inseparável chapéu de cowboy, Otis Rush criou uma nova forma
de tocar blues, que influenciou, além de seus pares em Chicago, nomes como Luther
Allison, Freddie King, Tyrone Davis, Johnny Winter, Mike Bloomfield, Stevie Ray
Vaughan e até mesmo Santana. Sua influência atravessou o Atlântico e alcançou
músicos como John Mayall, Peter Green, Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton.
Seu
primeiro instrumento musical foi uma gaita, mas por volta dos oito anos de
idade ele se interessou pelo violão. Foi autodidata ao instrumento, o que o
levou, inclusive, à sua forma peculiar de tocar. Por ser canhoto, ele
simplesmente colocou o violão ao contrário e aprendeu a tocar com as cordas
invertidas (assim como Albert King também o fez). Tal fato é responsável por
muito de sua sonoridade, pois dessa maneira peculiar de tocar resultaram bends
e vibratos únicos, que logo se traduziram em parte de sua assinatura musical.
Ainda
no Mississipi, Rush já cantava em uma igreja e às vezes também tocava. Foi
assim até 1949, quando ele se mudou para Chicago na tentativa de conseguir um
emprego. Lá chegando, trabalhou nas mais variadas profissões durante o dia, ao
passo que, à noite, Rush frequentava os clubes de blues da zona sul e zona
oeste da cidade. Foi nesses clubes que viu pela primeira vez uma apresentação
de Muddy Waters, bluesman que ele já ouvia tocar nas rádios no sul. Após ver
Muddy tocando, Rush finalmente decidiu largar os empregos diurnos e se dedicar
exclusivamente à música. Começou a carreira tocando sozinho nos clubes de blues
de Chicago com o nome Little Otis, mas logo conseguiu montar uma banda.
Rush
praticamente inaugurou o chamado west side style, e logo conseguiu causar
impacto com sua forma de cantar e tocar. Uma característica marcante de sua
sonoridade é a preferência por utilizar tonalidades menores nas composições, o
que causa um efeito emocional intenso, devido à sonoridade sombria e
angustiante a que os intervalos menores remetem. Outra característica que
causou impacto foi o fato de que Otis Rush foi um dos primeiros músicos a usar
contrabaixo elétrico na banda. Tudo isso acabou por formar um blues novo, mais
dinâmico e agressivo.
Seu
primeiro sucesso, em 56, foi a música I can’t quit you baby, de autoria
do onipresente baixista Willie Dixon, que alcançou o sexto lugar na parada de
rhythm & blues. Durante dois anos, Otis Rush gravou pela Cobra Records
sucessos como My love will never die, Three times a fool, All
your love (I miss loving) e Double trouble (de onde saiu o nome da
famosa banda de apoio de Stevie Ray Vaughan, como homenagem ao grande
bluesman).
Apesar
de já estar gravando singles desde 56 pela Cobra, Rush só conseguiu gravar o
seu primeiro LP próprio (Mourning in the Morning) em 69, pela Atlantic.
Da
mesma forma, apesar de ter conseguido um breve e relativo sucesso com suas
gravações do período da Cobra, Rush passou sua longa carreira sem o
reconhecimento merecido. Mesmo tendo tido várias de suas músicas regravadas por
artistas famosos, a maior parte do público desconhece suas versões originais e
seu estilo inovador. I can’t quit you baby, por exemplo, foi regravada
posteriormente pelo Led Zeppelin e, apesar de se poder ouvir um Jimmy Page
fortemente influenciado por Otis Rush, poucos conhecem a origem daquele som
forte e intenso. Na verdade, muitos pensam, inclusive, que a música é de
autoria da banda inglesa. Assim também aconteceu com outras músicas de Rush,
como All your love, gravada por vários artistas posteriormente, como
John Mayall e Stevie Ray Vaughan, ou Double trouble, gravada
posteriormente por Eric Clapton.
Após
dezesseis anos sem gravar, em 94 Otis Rush lançou pela Mercury o disco Right
Place, Wrong Time, que recebeu excelentes elogios da crítica especializada.
Em 98, gravou Any Place I’m Going, e com ele foi vencedor do Grammy.
Desde lá, tem feito participações especiais esporádicas em albuns de músicos
que influenciou, como Peter Green e John Mayall. O DVD Otis Rush &
Friends: Live at Montreux 1986, lançado recentemente no Brasil, tem
participações especiais de Eric Clapton e Luther Allison. Rush esteve no
Brasil, no antigo Free Jazz, em 97.
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